O que eu e você precisamos lembrar todosos dias em 2018

Pensa um minuto apenas sobre o propósito de vida de um artista, como por exemplo Michelangelo, Leonardo Da Vinci…que dia após dia tinham que retomar a sua pintura,sua escultura do ponto de parada. Com certeza muitas de suas obras levaram anos pra serem realizadas. Imagina como seria pra eles retomar a inspiração, detalhes da obra, com uma visão clara do produto final, com muita clareza do propósito em tudo o que faziam, todo santo dia!

1. Retomada – O seu Por quê.

Sim. Considero nesse momento que seus objetivos para o ano estejam tão claros como as águas cristalinas do Mediterrâneo. Sendo assim, tens certeza e clareza da obra, do produto final que vai entregar e receber em janeiro de 2019! Já tens um ponto de partida, um barco e 1 remo. Já tens alguns recursos e com ele estás a navegar. A primeira coisa que terás que fazer todos os dias ao colocar os pés no chão é lembrar-se porque começou esse percurso. O “por que” está dentro de você conjugado aos seus valores de vida e a sua paixão. Lembre-se: você tem o remo e é você quem o direciona, decide e age todo santo dia, dia e noite!. Lembre-se: todos os dias dos seus por quês. Escreva-os agora, com muita convicção e cole essa folha no espelho do seu banheiro. Vai ficar úmido? Ótimo. Quando acontecer, escreva tudo de novo. Seu cérebro agradece!

2. Disciplina é Vida

Disciplina nada mais é do que Ser Obediente. Bonito isso, não? Ser obediente aquilo que você projetou, aquilo que você acredita, aquilo que você vai conquistar! Se você não estiver disposto a Ser Obediente a você mesmo, me diga então que raios de vida você quer levar? Pra quê reclamar? Mas, se de repente, agora, nesse exato momento você se deu conta de que não anda escutando a sua voz interior, que nem sabe qual caminho percorrer… pára tudo e começa de novo. Sempre há tempo e o tempo é Agora!

3. Des-Controle

Quem ou o que você é capaz de controlar 100% do tempo? Quanto mais gastamos energia para controlar situações, pessoas, menos colhemos resultados. O planejamento é necessário para guiar sua rota, orientar e te preparar para os buracos, desvios, enxurradas, lamaçal, poeira, desmoronamento, que podem acontecer a qualquer momento nessa estrada, porém, não sabemos quando, como , o que vai acontecer! Faz sentido pra você? Sai do controle de tudo! Controle o que interessa! Controle sua energia. Controle suas emoções. Controle seu remo. Controle sua mente. Principalmente em momentos desafiadores, quando aquele turbilhão de pensamentos intrusos te atropelam dizendo que isso não é seu, que isso ou aquilo você nunca vai conseguir, que você não é capaz ou que tá mesmo muito velho pra começar de novo… Des-controle já! E pensando bem, sair do controle de vez em quando é bom demais. A criatividade agradece! Então já sabe, a regra número 3, diária é: controle o que está ao seu alcance e somente isso! Já tens uma boa tarefa pela frente!

4. Ritmo e repetição

Isso é uma das coisas que admiro estudando a Antroposofia – Ritmo e Repetição. Durante o dia a dia, toda situação nova pode trazer uma ansiedade, uma sensação de não saber o que vem a seguir. Agora imagine você assim o tempo todo, sem saber o que vem em seguida. Não só o ritmo, mas escrever sobre o que acontecerá a seguir, como será o dia, sua agenda, o que é prioridade de tarefas para alcançar seu produto final é essencial. Com essa sintonia, ao manter um ritmo não só diário, mas semanal, mensal e anual conseguirás reduzir o desgaste que ocorre com a falta do ritmo e melhorar sua produtividade e qualidade de vida. O ritmo criado deve ser repetido todos os dias! Isso mesmo, todos os dias! Mesmo que algumas tarefas sejam entediantes, mesmo que você não tenha expertise para fazê-las, elas terão que ser repetidas! Pergunte-se: Qual deve ser meu ritmo diário para conquistar o que já decidi? E assim faça também uma agenda para desenvolver e manter um ritmo semanal e mensal. Pensa: Por que será que temos naturalmente as estações do ano, as férias, os aniversários, a comemoração do Natal, festa Junina? Assim nos sentimos fazendo parte de um organismo maior a qual somos inseridos. Repetição e ritmo é treino. Aprecie e mãos a obra!

5. Visão do Todo

Vivemos em ciclos. Ciclos são feitos de etapas e cada etapa tem um tempo para seu desenvolvimento. Se você sabe onde começa e termina cada etapa, você consegue desenvolver uma visão do todo e saber se está no caminho que escolheu. Escolher uma forma de mensurar essas etapas poderá te ajudar a manter o foco e a motivação diária no percurso. Todo dia é importante olhar para o desenho do produto final (que você especificou para seu ano) e verificar se a etapa que você está trabalhando confere com seu plano, suas escolhas e estratégias. Quando for preciso, realinhe as ações e retome seu remo. O alvo está claro, então por que não ser flexível nesse roteiro? Visão do Todo é mais um Pilar que você deverá lançar seus olhos diariamente.

6. Inspiração

Eu não posso deixar de falar nisso. Muitos desistem de tudo porque não sabe quem ou o que os inspira. Perdemos com facilidade a conexão com pessoas que apreciam falar das mesmas coisas que nós. Todo dia, todo santo dia, converse com alguém que te inspira. Se possível, namore, case, se relacione com alguém que goste de conversar dos assuntos que você gosta. Alguém que inspira você. Tenha amigos que inspiram. Tenha em mente escritores, atores, treinadores, coaches que te inspiram. Tenha por perto, mesmo se for no mundo digital, nos livros, mensagens que fazem com que você se conecte com suas paixões, com seus anseios, com sua vontade, com sua missão. Traga inspiração pra sua vida. Todo santo dia! Caso contrário …meu querido…minha querida…o seu caminhar vai pesar. E eu não quero que isso aconteça. E você, o que você quer que aconteça daqui 1 ano? Por isso te peço uma coisa muito simples. Escreva aí na sua agenda quais são essas pessoas e qual seu plano diário para acessá-las. Executar é desafiador? É! Planejar é desafiador? É! Mas mais desafiador ainda é manter VIVO todos os dias seus sonhos, seus propósitos, sua obra de arte idealizada! Lembre-se todos os dias desses 6 tópicos:

Retomada – Disciplina – Des-controle – Ritmo e repetição – Visão Todo – Inspiração

Eu sempre sugiro que aquilo que for importante pra você seja escrito e nunca engavetado! Escreva numa folha esses tópicos. Deixe-os na sua gaveta, na bolsa ou no bolso, na carteira, cole no espelho do seu carro. Visualize todos os dias tudo o que é primordial na sua vida, nos seus projetos. O seu esforço, sua intenção massissa e direcionada, vai impactar a obra de arte, que eu sei, está aí bem guardada em sua mente e impressa em sua alma. Viva todo dia na simplicidade do resgate. Terás grandes surpresas! Um ótimo ano! Eu Quero Muito acompanhar esse percurso e contribuir nele!

Com carinho,

Silvana Girardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2014 Silvana Girardi - Coach & Psicóloga