escada

Eu já acompanhei e acompanho várias pessoas que se tornaram líderes recentemente. Eis aí um grande desafio para essas pessoas. Muitos deles aceitam o cargo pelo fato de ter a oportunidade de um rendimento maior no fim do mês. Outros realmente desejam essa oportunidade para mostrar a que vieram. Em ambos os casos, observo uma questão: – E agora, o que é que eu faço? Ainda não se sentem “pertencentes” a esse novo papel e funções. Tentam, mas não conseguem sair da execução diária. Delegam mas não se livram de refazer o trabalho. “Temem” a perda de papéis que o fizeram valer até então e que claro, fizeram muito bem, pois foi através deles que chegaram a Liderança. Foi por mérito e não por acaso. Esse trabalho de sair do casulo leva um tempo de maturação e somente será alcançado através do Autoconhecimento e desenvolvimento de novas competências pertinentes a nova função.

Eu costumo no inicio do Processo de Acompanhamento Individual, acalmá-los e mostrar que não são os primeiros a passar por isso e nem serão os últimos. O primeiro degrau é reconhecer tudo aquilo que o trouxe até aqui através de sua Linha do Tempo e traçar uma nova rota objetivando uma Liderança de sucesso. Um líder hoje possui desafios grandiosos e o maior deles, na minha opinião, é a Comunicação com Pessoas, é a lida com “Gente”, uma “Gente” que vem aí com valores e vontades bem diferenciadas. O líder de hoje, se realmente quer ter sucesso em sua atuação, precisa livrar-se de crenças de “poder”, seja do seu conhecimento, de coisas ou de pessoas e situações e começar a se “olhar” com carinho e depois “olhar” a sua equipe com singularidade! OLHAR diferenciado e atitudes congruentes com esse olhar.

Essa busca é contínua e precisa começar antes que a sua atuação seja comprometida com antigos padrões de conduta.

Líderes, procurem ajuda! É acessível a todos, pode ter certeza disso! Não deixe que o medo ou outra preocupação o impeçam de cultivar uma história diferente daquela que foi construída até aqui! Porque agora você é Líder, Vai fugir disso?

Um abraço carinhoso a todos!

Silvana Girardi – Desenvolvimento de Lideres

www.coachingcomasil.com.br

www.silvanagirardi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2014 Silvana Girardi - Coach & Psicóloga