O que te impede de ter novas atitudesAtitude é tudo mesmo? Arrisco a dizer que não! Acreditar nisso vai te ajudar, claro! Porém, se assim fosse, a única coisa que me separaria de ser um médico seria a atitude e isso não é real. Há outro fator nesse caminho: talento e competência técnica. Muitas vezes as pessoas insistem em algo ao qual não tem nada haver com seu dom. Dessa forma a atitude está desalinhada ao seu ponto forte e aos seus objetivos. Não alcança os resultados imaginados e não se dá conta disso. Atitude é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior. As pessoas projetam no exterior o que sentem no interior.

O grande desafio em nossos dias é a manutenção de atitudes positivas ao mesmo tempo que se leva a vida diária. E como toda boa corrida, há obstáculos no trajeto. Você  e todos os outros esperam que a vida seja fácil e tranquila, quando se deparam com um obstáculo se irritam, se surpreendem ou sentem medo. Excluímos a possibilidade de lidar com esses obstáculos. Delegamos a resolução deles para outra pessoa, tentamos controlá-lo ou  desistimos de correr atrás. Pessoas de sucesso esperam enfrentar obstáculos. Acreditam que eles fazem parte da vida e se preparam para quando um deles surgir em sua frente. Enquanto o seu foco estiver atrás ou na sua frente, você estará lidando com questões superficiais, menores se comparadas ao que está dentro de você. Obviamente que quando seu caminho é plano e tudo está saindo conforme o planejado, é mais fácil manter uma atitude pró ativa e positiva. Sua atitude realmente passa a fazer a diferença quando os desafios maiores passam na sua vida. Nesses momentos a  sua atitude é o que realmente fará a diferença levando-o a prosseguir ou desistir!

Conheça 5 obstáculos à atitude:

Abaixo vou listar os 5 obstáculos que se você fizer uma preparação mental e emocional, poderá enfrentá-los durante toda a sua vida. Esses obstáculos existiram e sempre existirão em seu percurso. Fugir deles não vai resolver. Olhe-os de frente e sempre enfrente-os, dessa forma será a melhor maneira de viver leve e perseverante. São eles:

1 – Desânimo: 

Desanimo

Realmente tem dias que a melhor coisa a fazer seria ficar na cama. Parece que tudo dá errado. O pensamento que persegue é: “A vida é dura” … Com essa frequência irradiando o seu dia não há como ser diferente, não é mesmo?  Em cada fase da vida há aspectos bons e ruins. A chave é concentrar-se nos bons e aprender a conviver com os “ruins”. Dicas para lidar com o desânimo: Olhe para a situação que vive atualmente no “todo” e não apenas em um aspecto isolado. Olhe para o seu interior de perto. deixe de colocar a culpa de tudo o que acontece nos outros, OLHE PRA DENTRO. Descubra as oportunidades. A escolha é sua. Concentre-se no que você pode alcançar, o que estiver ao seu alcance agora.

2- Mudanças:

mudança

Mudar é difícil sim. Eu concordo com você. Mas eu prefiro dizer que mudar é um desafio, assim eu enxergo mais possibilidades para que ela de fato aconteça em minha vida. Mudanças assustam porque trazem perdas, fecham ciclos e abrem novos, causam medo e incertezas, retirando você do status quo. Mas saiba ,nunca é tarde para mudar! Dicas para lidar com as mudanças: Pergunte-se: Vou dominar a mudança ou ela é quem vai me dominar? Escreva no seu caderno os Preços e as recompensas que essa mudança lhe trará. Sempre haverá preços, aceite-os e mire nas recompensas. Trabalhe para que a mudança aconteça primeiro dentro de você para depois acontecer ao seu entorno.

3-Problemas: 

problemas

Todo ser humano tem problemas: brancos ou mulatos, pessoas bem sucedidas ou mal sucedidas, homens ou mulheres, gestores ou colaboradores. Sua perspectiva sobre ele é que determina seu fracasso ou nosso sucesso. A maioria vê obstáculos, a minoria vê os objetivos. Focam nos problemas e não nas mudanças. Dicas para lidar com os problemas: Defina para você o que é realmente um problema. Se for um problema, têm solução! Enfrente e avalie o problema. Veja-o como uma oportunidade. Pense em pessoas que têm problemas maiores que os seus. Determine 3 melhores maneiras de resolver o problema.

4-Medo: 

Medo

O medo faz parte da condição humana. Você, eu e todos os outros sentem medo. É importante compreender o que está por detrás dele. O medo tem efeitos destrutivos: Gera mais medo, leva a falta de ação, te enfraquece e consome sua energia. Afasta você do seu “eu”. Dicas para lidar com o medo: Admita seus medos, descubra a origem deles. Descubra como eles te limitam. Concentre-se nas coisas que você pode controlar. Foque no dia de hoje. Nada de passado nem de futuro, sua mente precisa focar no Agora para administrar o medo.

5-Fracasso:

fracasso

 Um homem não é um derrotado por um inimigo, mas por si mesmo! Não existem conquistas sem antes passar pelo fracasso. Há uma grande diferença entre fracassar e ser um fracasso. Quando você se enxerga e se sente um fracassado passa a se sabotar diante da vida. Se afasta de possibilidades e oportunidades porque lá no fundo a mentira que você conta pra você mesmo é de que você não é capaz de realizar novos projetos ou relacionamentos. Dicas diante de fracassos: Mude sua visão sobre você mesmo. Transforme sua crença de capacidade. Volte a acreditar que você é competente e pode sim conquistar tudo o que estiver no seu controle. Extermine do seu vocabulário as palavras “e se…”, “quando…”, “se eu tivesse…” etc… substituindo-as por “da próxima vez tentarei mais, da próxima vez serei mais …mantenha o bom humor e desenvolva o hábito de aprender com seus erros. Tenha uma perspectiva clara da sua situação. Nunca desista.

Sua atitude perante esses obstáculos fará total diferença na sua vida e também o ajudará a fazer a diferença na vida das outras pessoas. Não deixe que as adversidades tenha um efeito contrário em suas atitudes. Esse caminho é desafiador, você precisa persistir muito, muito mesmo!

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos! Me envia um e-mail ou comenta aqui no meu site! Quero Muito saber sua opinião e vamos estreitar ainda mais nosso contato!

Silvana Girardi

Especialista em Novos Resultados nas Vendas e Negócios.

Inteligência Emocional – Comportamento Humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2014 Silvana Girardi - Coach & Psicóloga