www.silvanagirardi.com.br

www.silvanagirardi.com.br

Esse é um fantasminha que circula na mente das pessoas de vendas  Eu acredito que trabalhar na área de vendas requer muito preparo. Tem que apresentar um “Q a +” todos os dias!. É uma decisão para pessoas fortes emocionalmente, pessoas disponíveis a procurar um aprimoramento contínuo  em suas habilidades de negociação, no gerenciamento do seu tempo, na atenção a sua auto estima, na positividade, possuem clareza dos seus sonhos e o que estão fazendo agora para chegar onde querem. Trabalhar em vendas requer clareza do Propósito! Você precisa saber por que faz o que faz! Qual é o sentido de tudo isso pra você nesse exato momento. não é só competência, é amor! Falar de motivação em vendas é primordial. Não é autoajuda, muito pelo contrário é antes de qualquer coisa, autoconhecimento! E se você não buscou ainda esse caminho, já está na hora! Esse é um diferencial para que você seja o gestor da sua vida onde quer que você esteja!

O lado B das vendas

O  coração das empresas precisa pulsar e jorrar sangue a todo instante. Se isso não acontece, a equipe morre mesmo estando viva. E confesso a você que em minhas andanças pelas empresas afora, tenho percebido pessoas encostadas na área comercial sendo esta a última tentativa da organização. “Se não der certo agora, não tem mais jeito…” É triste ouvir que um ser humano foi depositado na área de vendas como sendo a última tentativa de “salvá-lo”. É mesmo um paradoxo:se ele não der certo vendendo, não dará certo em mais nada nessa empresa. Não liberam o ser humano para fazer carreira em outra oportunidade, e ele também não se sente preparado para alçar vôo e buscar novos caminhos. Pertencer ao mundo das vendas é maravilhoso e apaixonante! Novidades são frequentes. Boas e ruins. Lá estão os melhores e os piores, os líderes geniais e os restritos às planilhas e resultados. Metas fora da realidade, produtos que faltam, pós vendas inacessível, equipes desengajadas, promoções sem fundamento, correrias constantes para fechar o mês no azul. E claro, o vendedor é um ser humano e como outro qualquer, tem dias de euforia e dias de desânimo. Seus problemas pessoais tendem a misturar-se na rotina dos negócios impactando a rotina nas vendas, suas ações diárias e consequentemente seus resultados reduzidos. Por isso o “cara” de vendas precisa de disciplina e comprometimento consigo mesmo, antes de estar comprometido com seu trabalho, com sua carreira. Tudo depende do seu ponto de vista. Se você fixar a luz nas oportunidades será privilégio participar ativamente do pulsar do coração das Organizações ou do seu próprio negócio, se apaixonar pelas interações com pessoas e doar o seu melhor para que os envolvidos saiam satisfeitos no encontro. Mesmo se você hoje trabalha em um local que não te valoriza, eu te digo: ACORDA! Seu resultado e sua automotivação dependem de você! Reflita se a conduta da empresa, do seu gestor, dos seus colegas não está refletindo a forma como você vem se posicionando diante daquilo que lhe foi confiado!

As 3 regras:

Você já assistiu o filme Poder Além da Vida? Se não, fica aqui uma ótima dica pra você que é da área das vendas e dos negócios. Nesse filme, um dos ensinamentos é bastante pertinente para nossa conversa. São eles:

1. Paradoxo

Você é capaz de explicar tudo o que acontece em sua vida? E o controle? Está 100% em suas mãos? O cliente que desistiu da compra, a visita que não deu certo, o chefe que acordou de mal humor, o pneu que furou, o que não chegou a tempo, a meta que não foi alcançada, a campanha de vendas que você não ganhou, um filho doente etc… Concentre-se naquilo que você pode controlar e páre de gastar energia com aquilo que você não tem explicação ou controle. Essa aceitação o ajudará a manter o foco no que realmente interessa e manterá sua motivação para as prioridades diárias e manutenção da energia.

      2. Bom Humor

Uma regra básica na vida de um vendedor é o bom humor. Concordam? A soma entre mal Humor e cara fechada é igual a 50% de chance de vender menos! Sorrir libera o hormônio da felicidade. Além disso quanto mais você sorrir, mais se sente bem, vai sempre enxergar o lado bom das situações, estimula a endorfina que é o hormônio do bem estar. Ouça músicas que elevem o seu pensamento, suas paixões, pois além de trazer prazer e alegrias, ajudará a desbloquear as tensões musculares acumuladas pelo stress diário. Mesmo se a situação está ruim, mesmo se na semana prevaleceram as más notícias, mantenha o bom humor e envie para a sua mente mensagens de superação, afinal é esse um dos ingredientes básicos para atuar nas vendas, não é mesmo?

      3. Mudanças

Tudo muda o tempo todo. Muda mesmo! Mesmo se você não estiver mudando, a mudança já atingiu você! É inevitável. Quem resiste está fadado a receber a conta a qualquer momento e situação. Ninguém disse que mudar era fácil! Muitas pessoas resistem às mudanças porque terão perdas pessoais, por causa do medo do desconhecido, por que não sabem se é a hora certa de mudar, porque mudar é estranho…Mas tenha a certeza de uma coisa: Sem mudanças não há como melhorar, não há como subir de nível.

Pague o preço pela mudança. A mudança sempre tem um custo, quando não financeiro, de tempo, energia ou criatividade. Aliás, se a mudança não lhe custar nada, não é uma mudança de verdade! Você pode estar se perguntando, por onde eu começo? E eu te digo Comece pelo simples e por aquilo que está ao alcance de suas mãos. Por exemplo:  
  • O que você tem feito para acompanhar seus clientes nas redes sociais?
  • Quantos artigos, posts, você escreveu e que estão relacionados ao seu trabalho, produto ou serviço?
  • Você tem um blog? Já pensou em ter ? O que está esperando?
  • Você sabe quais são seus pontos fortes? Você busca se conhecer através de livros, artigos, sites, vídeos, cursos, treinamentos etc?
  • Você já experimentou mudar sua cadeira de lugar? E o papel de parede do seu computador? Visitar seus clientes ao invés de passar uma semana inteira atrás da tela de um computador preenchendo planilhas, propostas e emails automáticos?
  • Dirige em ruas desconhecidas?
  • Quantas cartas de próprio punho já escreveu para um cliente demonstrando seu apreço pelo relacionamento ou surpreendendo-o com uma boa notícia?
  • Você tem pedido feedback ao gestor da sua área, ao seu superior imediato, a respeito da sua performance no mundo dos negócios?

Reflita e responda: Quais mudanças você está gestando diariamente em sua vida profissional e pessoal?

Esses são alguns exemplos que estão ao seu alcance. Comece pelo simples e vá se comprometendo a aumentar o grau de dificuldade nas mudanças diárias. Treine sua mente a buscar o desconhecido. Vai haver resistência sim! Seu cérebro não quer gastar energia com aquilo que ele não conhece, com aquilo que não é familiar. Então, PERSISTA! Depende apenas de você!

Paradoxo – Bom Humor e Mudanças é um bom começo para que você mantenha a motivação em seus negócios!

O que você achou desse artigo? Me envia um e-mail ou comenta aqui!!!. Quero Muito saber e poder compartilhar conteúdos que irão te auxiliar na jornada diária!

Com carinho,

Silvana Girardi

Especialista em desenvolvimento humano e Inteligência Emocional – Pessoas, Equipes e Líderes de vendas.

       

2 comentários para “Vendedor motivado tem mais sucesso nos resultados?”

  1. Muito bom o Texto…realmente se faz necessária essa reflexão para todos ligados a área comercial…

    1. Que bom que você está por aqui!
      Envie sugestões de temas que gostaria de ler em nosso blog!
      Um abraço!
      Silvana Girardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2014 Silvana Girardi - Coach & Psicóloga