foco

Garanta o FOCO nas metas

São tantas tarefas a realizar durante o dia… Por onde eu começo? Ahhh vou por aqui … quem sabe seja melhor! Minha meta está muito fora da realidade… já que não vou atingir, o que eu fizer tá bom! O que eu fizer…será inútil! Será que eles não percebem que esse número é um absurdo!

Uau… Quanto pessimismo em 1 segundo apenas! Já se viu nessa situação? Ou melhor, já se pegou com esses pensamentos persecutórios e totalmente enfraquecedores para seu dia, seu mês e seu resultado?

Sim! Você é humano!

Tem dias que é um desafio sair da cama. Tem dias que a vontade é escavar um buraco e ficar ali quietinho… até que tudo passe! É verdade. Mas esse pensamento mágico não traz o que você precisa para ser um vendedor Top e fazer a diferença! A meta existe. Real ou impossível aos seus olhos, ela existe. Você é o protagonista nessa história que escolheu desenhar, nessa história da vida real que se chama VENDAS. Quem escolheu trabalhar na área de vendas, escolheu driblar os obstáculos com criatividade e muito esforço. Se você persistir nas lamentações e julgamentos, acreditando que “eles” não sabem fazer, não sabem como está a realidade ou não dirigem bem o setor de vendas, estará jogando na lata do lixo uma energia preciosa… Uma energia que se canalizada positivamente, congruente aos teus objetivos de vida, fará grandes contribuições! Queridos, faça seu melhor independente do seu meio, sabe por que? Por que o universo vai retribuir o que você mandar. É essa a lei! O que realmente interessa para que você ganhe mais dinheiro? O que você deve fazer agora para ser o melhor vendedor da história? O que você vai ensinar aos seus colegas de equipe¿ O que você faz e faz muito bem e impacta positivamente seu trabalho¿

Foque no que é importante!

1º. Você já sabe a sua meta,

2º. Você está consciente do seu propósito, sonhos que quer conquistar,

. Você já sabe que o caminho é desafiador,

4º. Você já sabe (mas não sei se começou…), que é importantíssimo planejar,

. Você já sabe que seu resultado depende única e exclusivamente de VOCÊ!

Foque seu maior esforço em 1 ou 2 metas no seu mês. Sim, eu sei que você tem inúmeras tarefas a fazer, porém lembre-se que você é vendedor e sua função é gestar clientes, encantá-los, prospectar e fazer acontecer como um empreendedor de gente e de negócios! Você é o dono do seu negócio!

Quantas fatias têm a sua meta mensal?

Vou sugerir que você fatie sua meta mensal em 4 partes. Você vai perseguir uma fatia por semana, em reais. A meta deve ser clara, OK?

Defina 1 ação crucial para atingir ou até mesmo ultrapassá-la. Qual será a ação matadora? Qual será a sua meta em novas atitudes e comportamentos essa semana?

Aqui vai uma dica: Por exemplo,  você decide prospectar 10 clientes inativos todos os dias, no período da manhã. Faça um plano de ataque para isso. Na sexta feira, a tarde, escreva esse plano com detalhes. Na segunda feira você vai para o ataque logo cedo e não se perde nos papéis e nos acontecimentos inesperados. Creia e se prepare! Você terá tempo para tudo!

Faça um levantamento do histórico de compras desses clientes.

Crie pacotes de produtos ou serviços que irão impactar sua oferta para o público que você definiu. Por isso, estude-o o máximo que puder! Se você não se preparar, irá falhar!

Crie indicadores para você saber se o caminho está bem direcionado ou não, se está atendendo a sua expectativa e da sua empresa. Exemplos de indicadores: Nr. De propostas enviadas nesse período, Nr. De Pedidos fechados para clientes prospects, Nr de ligações x Nr. De fechamentos etc. O importante é mensurar e acompanhar o trabalho. Se não estiver atendendo sua expectativa, mude a rota!

Centralize a energia

Direcione sua energia em 1 meta na semana. Será mais provável o atingimento! Assim você vai dar conta de atender os clientes que irão ter ligar, os problemas que aparecerão e tempo para realinhar as prioridades do dia seguinte. LEMBRE-SE – TRABALHE SUA MENTE PARA ISSO. VOCÊ É CAPAZ! Mesmo se o mundo disser “não”, desenvolva uma mente de “vence dores”.

Quando aparecer um obstáculo, crie formas de resolver com ações simples sem deixar de lado a meta do dia.

1 coisa de cada vez!

Você só pode fazer uma coisa de cada vez com maestria! Isso é verdade! Fazer várias tarefas ao mesmo tempo é possível, porém quando você desvia o foco da meta principal, sentirá a decepção no fim do dia. A produtividade será baixíssima. A ciência nos mostra que o cérebro humano pode focalizar totalmente apenas um único objeto de cada vez. Por exemplo, Earl Miller, neurocientista do MIT, explica: a tentativa de concentrar em duas tarefas provoca uma sobrecarga na capacidade cerebral …

Essa tentativa impacta diretamente o seu negócio. Se a energia está dividida em 1001 tarefas e incêndios diários, 20 metas acontecendo ao mesmo tempo, você perde a capacidade de pensar, criar e ser assertivo. Quanto mais se torna um profissional multitarefas, menor o seu desenvolvimento pessoal para lidar com desafios quando eles aparecem. Você se perde, cria o hábito de dar desculpas para seus pequenos fracassos e reforça crenças de incapacidades. Reforça cada dia mais a sua zona de conforto. Faz tudo igual todos os dias.

Escolha!

Escolher é fácil? Não! É necessário.

O foco é necessário para receber o que você planta. A execução com maestria, com foco, persistência, fará você dizer não para tudo aquilo que te desviar do seu propósito. É PRECISO DIZER NÃO. Saia da linha dos medianos. Ensine-os a fazer. Compartilhe suas ideias com a gerência, diretoria ou a presidência. Não importa quem são eles. Eles também precisam de ajuda. Eles precisam de gente que faz antes que peçam! Você precisa de você com todo o seu potencial e mais um pouco. Esforce-se! Depois me conta se valeu a pena! Eu creio, valerá!

Quer conversar comigo? Quer receber dicas em seu Whatsapp? Clica aqui e será uma felicidade te conhecer!

bit.ly/WhatsAppDaSil  é só clicar e imediatamente vamos conversar!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou pergunta! Eu vou responder!

Silvana Girardi

Inteligência Emocional, Comportamento e Mentalidade em Vendas.

Pessoas – Equipes e Líderes de vendas.

 

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2014 Silvana Girardi - Coach & Psicóloga