Transição de Carreira

Transição de Carreira

A busca pelo significado profissional

Tem crescido muito o número de profissionais que desejam a busca por outra posição, algo que lhe traga senso de pertencimento e contribuição. Buscam a transição de carreira. Há duas principais vertentes às quais tenho apoiado em meu trabalho: pessoas que desejam empreender ou recomeçar outra formação em outra área de atuação, diferente da atual. Ambas são desafiantes e por isso, requer um  acompanhamento profissional para desenvolvimento de um caminho e ampliação da percepção do indivíduo.

Cases

Alguns cases que  apoiamos em nossa trajetória: técnicos que almejam a posição de gestores na organização que já trabalham, advogados que desejam atuar na área educacional, vendedores que querem empreender, lideranças que desejam trabalhar com eventos corporativos, fisioterapeutas que almejam ensinar, o pessoal da área da comunicação que desejam empreender no ramo da moda, etc. Na verdade não importa qual é o destino, mas sim a preparação do caminho pra conquistar o objetivo! E nesses casos, ainda mais relevante é dar um STOP com vontade e presença, pra se olhar, se ouvir e realmente ter convicção de que esse é o melhor momento para desenvolver esse desejo, esse percurso. Porque pegar o retorno no meio do caminho, muitas vezes paralisa a pessoa, que se sente tentada a desistir.

Querer apenas, não basta

Muitos querem, poucos se colocam a experimentar as delícias e as dores de empreender ou de iniciar uma carreira do zero. Já vimos muitos desistirem na metade do caminho, já vimos outros que delegaram a responsabilidade do insucesso do negócio ao sócio, ao cônjuge, a economia etc… sendo assim,

O melhor cenário

Sim o melhor cenário é criar tempo e desenvolver o Plano B antes de mandar tudo para o alto. Sei que muitas vezes é exatamente isso que temos vontade de fazer. Muitas vezes o estresse, a falta de conexão com a empresa atual, a distância dos valores pessoais e organizacionais levam a pessoa a jogar tudo para o alto e ir em busca do sonho. É possível? Claro que sim! Muitos já o fizeram e tiveram sucesso. E muitos, ao pensar que estavam seguros, foram desligados inesperadamente e forçados pela vida a trafegar em outras rotas. Mas se você prioriza a segurança, que é um valor de vida, a opção mais adequada é continuar na posição atual e paralelamente construir um novo projeto de vida, que vai trazer inspiração diária pra continuar a jornada.

Plano de Vôo

A primeira etapa está em desenhar seu Plano de Vôo. Resumidamente, são 4 as fases desse Plano:

  • De onde eu vim: O que eu já conquistei e desenvolvi na vida pessoal e na carreira? Com quem? Por que? Pra que?
  • O que me dá Poder: Quem eu sou hoje? Com quem estou? Quem me apoia? Quem não me apoia? Como essas posições me impactam? Recursos que tenho? Recursos que Faltam? Networking?
  • Para onde vou: O destino definido ou elaborado. Parcerias chaves. Preços. Recompensas.Melhoria Contínua.
  • Como: Planejamento a curto, médio e longo prazos.

Autoconhecimento

Todo o processo é alicerçado por um trabalho árduo de Autoconhecimento Pessoal. Eu digo que 80% da chave do sucesso dessa transição está aqui! Passar pelo resgate da Biografia pessoal, entender e experienciar o que te potencializa, perceber o que acontece com tuas emoções e ações quando esbarra em teus limites, é imprescindível. Terás que por a mão no barro pra moldar o vaso mais lindo da sua história. Navegarás em momentos de dúvida total, escuridão. Necessário. Aliás não existe estabilidade na vida. O grande lance é como encarar os desafios, como você escolhe lidar com as instabilidades que se apresentarão. Continue, continue!

Competências a desenvolver

Como em todo processo, a  mudança reserva uma nova morada, o ponto de chegada. Quando você chegar lá, a casa que encontrará terá uma nova estrutura. Quando você chegar lá, será uma nova pessoa. Nesse caminho, será importante identificar quais são as competências e habilidades que precisará desenvolver e que te ajudarão nesse reposicionamento. O trabalho é contínuo, percebe? Inclusive quando já estiver trabalhando no destino, esse movimento não tem parada. Novos desafios aparecerão, você já terá nas mãos muitas ferramentas de apoio e certamente novas buscas irão surgir.

Mãos na massa

Definido o plano, o RoadMap da Transição, vamos usar tudo o que temos e somos hoje e agir assertivamente. A clareza do objetivo quando de mãos dadas ao autoconhecimento, traz poder pessoal à pessoa. Se aparecer falhas, percalços, resultados insatisfatórios no caminho, ela estará mais preparada emocional e tecnicamente para acolher esses desafios, porque…

A Preparação

A falha na preparação é a preparação para a falha, como disse Benjamin Franklin, muito sabiamente! Procure profissionais que poderão apoiar esse caminho e coloque-se 100% comprometido com a sua causa, com a sua vida. Não existe ninguém no mundo mais indicado para desenvolver esse trajeto do que você mesmo.

O caminho

O caminho é florido sim!!! Aparecerão distrações, situações diversas, pessoas, desafios que serão uma tentação! Vigiai! Em vários momentos você sentirá medo, o que é natural. O medo é nosso aliado. O grande lance, o grande segredo é blindar a mente e focar nas metas de solução. De vez em quando, você pode até sentir que estará num túnel escuro. Agarre-se aos seus valores e à sua decisão! Mentalize as flores, feche os olhos e sinta o cheiro delas. Visualize a abundância que elas carregam e a satisfação de realizar esse objetivo. Certamente novas ideias, inspiração e ação irão impactar sua mente rumo ao Projeto de Vida que busca! A mente humana não distingue o que é real do que é imaginário. Então sonhe grande, mentalize e agradeça HOJE pelo o que já tens! Mãos e coração ativos no caminho!

Avante!

Com carinho,

Silvana Girardi

4 Comentários
  • marcelo
    Postado às 23:20h, 18 março Responder

    Oi Gostei muito 😃

    • adminsil
      Postado às 23:44h, 18 março Responder

      Muito obrigada Marcelo!!!

  • Elisangela Ferreira
    Postado às 23:38h, 18 março Responder

    Texto perfeito e real…e ter o profissional adequado lhe conduzindo nesse processo de fato é essencial…gratidão Silvana

    • adminsil
      Postado às 23:44h, 18 março Responder

      Elisangela, está sendo incrivel seu processo! Muito aprendizado! E o melhor, sem pressa! Gratidão até aqui!

Deixe um Comentário