Corpo ativo, Mente ativa!

Corpo ativo, Mente ativa!

Quebrando paradigmas por aqui!

Nos últimos 3 meses tenho pesquisado, lido e ouvido sobre Alta Performance. Confesso, tenho algumas ressalvas a respeito desse tema diante do mundo VUCA em que fazemos parte. Meu trabalho é focado no desenvolvimento humano e profissional com ênfase filosófica e humanizada. Respeito a individualidade de cada pessoa, equipe ou negócio. Não dá pra tratar UM igual a TODOS. O singular precisa ser respeitado. Buscar meios de melhorar a performance e a produtividade diária nunca se fez tão urgente como nos dias atuais, mas por favor, sem exageros! 😅Nunca se fez tão urgente a busca de trabalhar com propósito e realizar objetivos de vida, sejam eles em qualquer área ou segmento. O que mais ouço em atendimentos individuais, treinamentos e mentorias é:

– Não deu tempo!

– Fiz outras coisas, mas não fiz o que eu disse que faria!

– Preciso dormir mais, não é pra mim levantar cedo!

– Vou tentar! Prometo!

– Lá em casa ninguém me apóia! Meu chefe não me escuta!

– Já prometi fazer “isso” outras vezes, não deu certo. Não é pra mim…

– Tenho pouca motivação no momento…

Meu diário profissional vem acumulando historias das mais variadas. São inúmeros discursos de pessoas e equipes que buscam mudanças, almejam uma nova posição no mundo! É preciso continuar dizendo porque muitos de nós ainda não se deu conta de que a nossa MENTE guia as nossas AÇÕES!

E agora? A mente tá fraca!

Esse é um ponto crucial minha gente! Vivemos esperando por dias melhores. Vivemos esperando que nossa mente se fortaleça pra que o start seja ligado e engendre estratégias mágicas no mundo real. Esperamos que nosso crítico interno minimize o volume da sua voz e faça com que de repente ao abrir os olhos,  levantemos cedo da cama pra se exercitar, pra fazer aquele curso que há meses adiamos ou aquele contato que procrastinamos porque temos vergonha de abordar a pessoa. Esperamos que a nossa mente milagrosamente formate uma receita de bolo inspirada pelos videos motivacionais que assistimos nas redes sociais. Esperamos que “alguém” nos dê a fórmula mágica que há tempos esperamos e com ela tudo vai se resolver! O tempo todo observamos as conquistas dos outros e perguntamos: – Como será que ele(a) conseguiu?

Que tal mudar o foco das perguntas? Que tal começar a se perguntar:

  • Como posso parar de ter pena de mim e começar a agir?

Motivação é a chave?

Pra começar, NÃO! Repetindo, se você está esperando a motivação chegar pra agir, pra iniciar ou dar continuidade em qualquer atividade, páre de esperar pela motivação. Ela não vai chegar! Se a mente é seu guia e se ela está dizendo que agora não dá tempo, não é a hora nem o momento, então a motivação não virá por essa via!

De onde vem minha  motivação?

O Corpo. Sim! O corpo. É ele, exatamente ele quem fala com você o tempo todo. Você tem dado ouvidos a ele? Muitas vezes ele está cansado, esgotado, fatigado, dolorido, parado… e ele grita por socorro. O tempo todo. E a mente, por sua vez, anula esse grito:

  • Não, agora não! Hoje tá frio! Tô cansado! Tô cheia de compromissos, quem sabe no mês que vem! Não tenho dinheiro! Isso não é prioridade! Mais pra frente a gente conversa! Só mais 10 minutinhos! ESCUTE O SEU CORPO!

Percebe? Se você não colocar seu corpo em movimento, a motivação não vem! Ser uma pessoa motivada depende de algo que só você pode fazer por você e esse algo se chama AUTONOMIA! Quando você age pelos seus meios e vontade, você VAI e FAZ! O corpo manda a MENTE calar a boca. Ele começa a guiar a mente para um algo a mais e diferente do que ela estava acostumada. Sua AUTONOMIA eleva sua MOTIVAÇÃO! Vai transbordar motivação quando seu corpo for mais forte que a sua mente! De manhã, quando o despertador tocar e sua mente disser “fica mais 10 minutinhos”,grite mais alto e levante imediatamente da cama! Lembre-se: SUA MOTIVAÇÃO SERÁ UMA CONSEQUÊNCIA DO MOVIMENTO DO SEU CORPO!

Sua motivação virá de um corpo FORTE!

A atividade cerebral de cada indivíduo está relacionada com o dia a dia e as experiências acumuladas por ele.  O poder que há em nosso sistema informacional (cérebro) é grandioso. Muitos caminhos já estão instalados e incorporados em nosso DNA. Sua autonomia produz sua motivação e a capacidade de perseguir metas, realizar, fazer o que precisa ser feito. Tudo o que você precisa fazer agora é DECIDIR e criar um ritual matinal que hoje seja compatível com a sua rotina. Que tal se você começasse  levantando 1 hora mais cedo? Vai começar a experimentar o milagre da manhã acontecer em sua vida,! Aliás taí uma dica de leitura que vai te ajudar muito na criação de um novo ritmo na manhã e que trará um novo ritmo de vida!

Você pode fazer isso

Se você começou a sentir-se preocupado se será capaz de fazer isso, relaxe. É normal sentir-se assim. Sofremos porque não caminhamos nesse asfalto. Ainda não fizemos o percurso que almejamos, sabe? Nosso sistema informacional olha pra trás e fica seguro porque sabe o que já construiu. O caminho que eu já pisei me traz segurança! Ele é conhecido! Faz sentido pra você? Então, aproveita o sinal que seu corpo está dando e comprometa-se com a sua causa, a sua saúde e a sua performance renovada, ampliada. Vai dar trabalho sim! Se você persistir e não parar, novos caminhos serão constituídos e uma nova zona de conforto instalada. Só que dessa vez uma zona que lhe trará novos benefícios.

Comprometa-se agora!

Agende seu primeiro dia de um novo ritual da manhã. Agende o ritmo que vai dar agora pra sua vida. Livre-se da tentação da cama. Pode até ser que seu ritual comece no sofá fazendo uma leitura de 15 minutos, mas corra da cama! Permita que hoje seja o dia em que você vai abrir mão de quem tem sido em prol de quem quer se tornar! Compartilho com você uma frase do DALAI LAMA que faz parte de um dos rituais matinais que venho perseguindo: Todo dia, pense ao acordar: “Hoje sou afortunado por ter acordado, estou vivo, tenho uma vida preciosa, não vou disperdiçá-la. Vou utilizar todas as minhas energias para me desenvolver, para expandir meu coração para os outros. Vou beneficiar os outros o máximo que eu conseguir.” 

As coisas não mudam, nós é quem mudamos

Onde você está é resultado de quem você era, mas onde você termina, depende inteiramente de quem você escolhe ser a partir deste momento.  É o seu tempo. Não adie por mais um dia para experimentar a vida e criar novos pensamentos em sua mente. Tenho certeza que você merece o melhor. Não espere ser ótimo, não espere a motivação chegar. Coloque a voz do seu corpo no seu dia a dia e muita coisa vai se transformar, pode ter certeza!

Posso te pedir um favor?

Fico muito grata e desejo sempre me conectar com pessoas que queiram se desenvolver assim com eu! E acho importante ouvir as pessoas que já participaram das minhas palestras, treinamentos, workshops ou processos de coaching. Quero muito ouvir você que me acompanha nas redes sociais. Então, se você tiver alguma dúvida, pergunta ou esclarecimento, contate-me a qualquer hora!

Qual é o próximo nível em sua vida pessoal ou profissional?

Quais áreas precisam ser transformadas para que você atinja esse nível? Não importa qual tenha sido o seu passado, você pode mudar seu futuro mudando o seu presente. Uma vida extraordinária refere-se a melhorias diárias e contínuas nas áreas que você julga mais importantes hoje. Lembre-se: a vida começa no final da sua zona de conforto.

Querido leitor, se esse breve texto fez sentido pra você, ou se ele poderá agregar aos seus colaboradores, parceiros de negócios, amigos e parentes, compartilhe-o! Certamente essa ação já vai te impulsionar a colaborar com a sua própria vida! O bem que a gente compartilha é o bem que vivenciamos!!! Eu também estou nesse caminho, buscando minha evolução. Somente assim sou capaz de acompanhar e apoiar pessoas, equipes e empresas nessa jornada! Conte comigo!

Com carinho, até breve!

Silvana Girardi

Palestras, Coaching, Treinamentos.

Sem Comentários

Deixe um Comentário