O Líder do Presente.

O Líder do Presente.

Foco na Liderança.

Tenho visto muito conteúdo relevante sobre as questões e habilidades importantes para o Líder do Futuro. E foi justamente pensando nisso que recentemente desenhei uma nova Palestra em meu Portfólio: O líder do presente! Pra quê deixar pra depois o que é preciso vivenciar hoje na Nova Liderança? E hoje foi inaugural!

Então, pra você conhecer um pouco dessa contribuição, vou mencionar aqui alguns tópicos e considerações do tema:

Plano de Vôo

Se você me conhece ou já esteve em uma das minhas palestras, sabe que elas são interativas, pois o mais importante nesse encontro é o compartilhamento de ideias e vivências e isso, eu não faço sozinha! A plateia participa, interage e pode contribuir. Nessa em especial, há a oportunidade de escrever e iniciar o desenvolvimento do  plano de vôo da liderança para os próximos 3 ou 6 meses. O líder do Presente deve trabalhar com prazos curtos, ações desafiadoras e possíveis! Clareza é tudo nesse Plano de Vôo. O participante aprende a trabalhar essa ferramenta e poderá utilizá-la em outros objetivos ou projetos, inclusive com os inputs da sua equipe. Os tópicos a seguir compõe esse Plano e ainda há muitas reflexões acerca de cada um deles. Quer saber? Vem comigo!

De onde viemos?

Dependendo do público alvo a referência está nos anos 60, 70 e início de 80. Levamos a plateia a refletir em sua biografia, informações e situações relevantes desse tempo. Como era a sua realidade? Onde você estudava? Como era a sua relação com seus professores? E com os seus pais? Como se deu relação de hierarquia no ambiente familiar? Qual era a lancheira e o sapato que calçava? O livro e o caderno? Me diz aí, como eram encapados? E as conversas, as brincadeiras? Você tinha máquina fotográfica? E o que isso tem a ver com a Liderança? Tem tudo a ver! Precisamos lembrar quem éramos, o que fazíamos e como nos relacionávamos pra entender o impacto do seu comportamento hoje diante da sua equipe e dos desafios diários. Faz sentido?

Onde estamos? O que nos dá poder?

Fizemos um passeio no passado apenas pra situar o presente. O que caracteriza nosso momento atual no mundo corporativo? E no mundo educacional? Qual é o cenário do mundo globalizado? O que é prioridade para uma visão global da realidade? Como estão as relações entre pais e filhos? O que precisa ser retomado? Como estão as relações entre gestores e suas equipes? O Como lidamos com o mundo VUCA? Como é entendido o momento histórico em que vivemos  e as  exigências desse novo tempo: fazer mais com menos? Quais são as habilidades do Líder atual?

E aí Líder, por onde você começa?

Referência

Construímos a linha do tempo resgatando 20,30, 40 anos atrás. Mas o que importa aqui é entender por que perdemos a referência que tínhamos nesse tempo e por que hoje precisamos retomar o lado SER do líder, pra que ele tenha condições e desenvolva as habilidades mais assertivas para essa Era, que nessa palestra interativa eu chamo de Era da Humanização.

3 Pilares da Era da Humanização:

  1. Singularidade: Entender para atender. Esse é o slogan do Líder dessa Era, do Líder do presente. Abrir a agenda, 1 a 1 . Criar diálogos, estratégias que atinjam o singular de cada pessoa. deixar de lado a gestão “manada”.
  2. Relacionamentos ou Inteligência Social: Vamos reaprender a nos relacionar? É esse um dos convites para o Líder do Presente. Segundo Daniel Golemann, o pai da Inteligência Emocional, essa inteligência está na capacidade da pessoa de se conectar com outras, de forma genuína, significativa e produtiva. Isso é urgente, não é querido leitor? Aqui também falamos de comunicação, escuta e empatia.
  3. Mão na Massa: Tá na hora de perguntar: – E aí, o que podemos fazer juntos? Que tal buscar o simples  e ser criativo nisso? Agir rapidamente e com simplicidade tá na pauta do Líder do Presente.

Como nos guiamos? Para onde vamos?

Assim finalizamos o Plano de Vôo e agrupamos os participantes em trios para uma atividade compartilhada. Aqui é o momento de escrever as ações e estratégias para cumprir as entregas e resultados esperados do próprio Líder e as  suas expectativas em relação a equipe de trabalho. E lembre-se, dedicação contínua e presença no presente são os ingredientes básicos dessa receita.

A evidência da Liderança é a Presença do Líder.

Para estar no presente genuinamente no presente é preciso buscar o autocuidado. Sabe por que? Porque as pessoas deixam de investir em si próprias, pois não enxergam um retorno a curto prazo! Sim, é mais fácil continuar julgando, criticando lá fora a investir na própria vida! Ser melhor ser humano, ser um líder do presente tem um preço. Ônus e bônus minha gente! Sem esforço, sem investir, sem decisão, a roda não gira, até porque …

Na caverna que você tem medo de entrar está o tesouro que você busca. Joseph Campbell

Te encontro na próxima palestra, ok?

Com carinho,

Silvana Girardi

 

 

 

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário