O processo de coaching é uma ferramenta poderosa!

O processo de coaching é uma ferramenta poderosa!

O processo de coaching pode ser vistos por muitas pessoas como algo não necessário. Mas, posso te assegurar de que ter um coach apoiando e orientando a caminhar em uma nova direção, pode ser essencial para definir o sucesso através das suas próprias experiências.

Isto é, o processo de coaching não significa que alguém (o coach) vai te dizer o que fazer e/ou quando fazer… mas vai te ajudar a superar obstáculos com uma mentalidade de crescimento, abundante e presente!

Processo de coaching: o que é?

Antes de falar sobre como funciona o processo de coaching, vou te apresentar o significado da palavra coaching.

O coaching tem sua origem da derivação da palavra Coach – origem húngara – koczi, denominada para nomear carruagens cobertas que eram utilizadas para transportar e proteger os seus habitantes de um lugar para o outro. No dicionário Oxford (2007), a mesma palavra é traduzida por: técnico, treinador, tutor. Ao transportar o significado de Coaching para o campo da administração, esta palavra remete ao significado de um processo de transformação da pessoa, preparando-a desenvolvendo-a e transportando-a para uma nova condição.

A essência do Coaching

A essência do coaching é fazer o coachee produzir mais e focar no que interessa para ele mesmo! Ou seja, é estimular a mente para que ela permita-se quebrar regras e modos de pensar sobre determinado assunto, expandindo-a para não voltar a ser a mesma.

No processo de Coaching um dos grandes ganhos está na Autopercepção que a pessoa tem de si mesma. Esse ser humano jamais será o mesmo se persistir nesse caminho. O Coaching utiliza-se de métodos, ferramentas e técnicas específicas que serão aplicadas durante os encontros pré determinados entre o Coach e o seu cliente (Coachee).

Facilitar e não Solucionar

Coaching é um conceito que veio pra ficar, não há dúvidas disso! O termo muitas vezes é confundido com treinamento, orientação, gestão de carreira, mentoring, aconselhamento, porém, sua essência está em ouvir e fazer perguntas. O Coach (profissional), desenvolve um relacionamento de parceria  com seu cliente, apoiando-o para que ele possa atingir um determinado resultado ou seguir caminhos específicos.

Contudo, o Coaching não significa apenas um compromisso com relação aos resultados, mas com a pessoa em si, com seu desenvolvimento profissional e sua realização pessoal. As pessoas são MOVIDAS pelo prazer de alcançar resultados, mas antes do resultado vem a pessoa e tudo o que ela carrega. Antes do resultado está também o propósito. Quando o indivíduo entende isso, ele avança no autoconhecimento, na realização e na contribuição que fará no mundo.

É sim um trabalho apaixonante e muito desafiante. O apoio do Coach é essencial na vida de todo e qualquer ser humano, principalmente nesse tempo em que as pessoas precisam aprender como utilizar adequadamente o que sabem ou ainda saberão, na  profissão e na vida pessoal.

O Coach tem a responsabilidade de ser um profissional que busque constantemente conhecer sobre o comportamento humano, filosofia, biologia, psicologia e atualidades.

Vôo Solo

Preparamos as pessoas para o vôo solo. Por que?

Porque elas estarão sozinhas diante dos desafios e terão que dizer palavras certas, em horas certas e para as pessoas certas e isso nem sempre é tarefa fácil!

O Coach atua para o desenvolvimento do papel da pessoal num futuro próximo que pode ser: liderar equipes e carreira, identificar talentos, empreender em qualquer área da vida, desenvolver o poder da ação e da decisão. Já imaginou isso tudo num curto período de tempo?

A direção será fator principal na jornada da pessoa. Mas antes disso a transformação dos modelos mentais determinará as ações e novos comportamentos do indivíduo. Isso garantirá sua energia, sinergia, entusiasmo, responsabilidade durante e pós o processo.

Devo procurar um Coach?

Uma das maiores dificuldades do ser humano está em mudar. Mudar ações e modo de pensar para conquistar suas metas. Todos temos resistências às mudanças de comportamento, pois elas nos tiram da zona segura, conhecida.

Então, se você não muda seu modo de pensar também não muda seu comportamento. Se não fizermos a mudança com segurança e apoio, comprometeremos todo o sucesso das metas e resultados. A constante frustração em não realizar, grifa sua incapacidade frente aos objetivos que não desenvolve. Esse movimento repetitivo de começar e não alcançar impacta na pessoa, paralisando-a.

Ela passa a acreditar que não é capaz e não merece realizar seus projetos na vida pessoal ou na carreira. Procure esse apoio, procure sim um Coach. Ele tem a expertise pra que você inicie seu percurso e sinta-se seguro na caminhada.

Quem não precisa se ouvir? Quem não precisa de uma escuta assertiva? Quem não precisa de apoio?

Um caminho sem volta

Há alguns anos conheci o Coaching e desde então me apaixonei pelo processo e pela profissão. Já fiz Coaching para 3 momentos distintos de vida e em cada um deles obtive inúmeros aprendizados e conquistas. Sou Coach e apoio pessoas ou equipes que desejam desvendar sua liderança e conquistar objetivos, desenvolvendo modelos mentais fortes e contribuindo para o mundo. Não há preço que pague esse PROPÓSITO, a capacidade de uma atitude de aprendiz.

Muitas vezes apenas o fato de trocar experiências, desabafos, angústias e sonhos é suficiente para que a semana seja melhor. A visão de fora somada às ferramentas, conversas e profissionalismo no processo de coaching é fundamental às pessoas que estão em condições emocionais saudáveis e desejam mudanças em qualquer área da vida.

Sem Comentários

Deixe um Comentário